terça-feira, 24 de maio de 2011

FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola tenta minimizar tanto quanto possível a interrupção e disrupção da educação das crianças durante o internamento, através da disponibilização da educação contínua, tão normal quanto a condição clínica da criança o permita.

A educação torna-se uma parte integral do plano global de cuidados à criança sendo a escola uma componente essencial dos serviços prestados pelo Hospital.

Procuramos fornecer a todos os alunos uma experiência enriquecedora e agradável, sendo simultaneamente adequada à sua idade, ao ano escolar que frequenta, bem como às necessidades educativas apresentadas, colmatando o aparecimento de quaisquer ansiedades relacionadas com a ausência à sua escola.

Durante o internamento todos os alunos são acompanhados no seu percurso escolar ajustando-se o ensino às necessidades e realidades individuais de cada criança.

A escola procura ultrapassar as consequências de isolamento das crianças, dinamizando situações de sociabilização e providenciando oportunidades iguais no acesso ao currículo, independentemente das capacidades, etnias ou condição social dos alunos.

À sala de aula deslocam-se todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, sempre que o seu estado clínico o permita.

Os alunos trazem muitas vezes os seus próprios manuais escolares, dando assim continuidade ao plano curricular referente ao ano em que se encontra matriculado.

Alunos com internamentos superiores a uma semana, ou em quaisquer situações que se considerem pertinentes são contactadas as escolas de origem das crianças e são traçados planos de trabalho entre as professoras desta escola e as pertencentes às escolas de origem das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário