«Os textos instrucionais fazem parte da vida quotidiana. Em muitos casos, a informação de que necessitamos encontra-se formatada em esquemas, diagramas, gráficos e tabelas, acompanhados de pequenos textos ou simplesmente de frases ou palavras em funções explicativas»
A actividade foi desenvolvida em contexto de sala de aula com alunos do 4º Ano de Escolaridade.
Foi tabalhado um texto de uma receita culinária de um bolo de ananás.
A receita
Este texto foi previamente recortado em três undidades: título, ingredientes e instruções e passado no computador em PowerPoint.
Inicialmente os alunos preencheram uma ficha de trabalho, na qual tinham de dizer quais os ingredientes que achavam ser necessários para a confecção de um bolo de ananás e após a apresentação do PowerPoint da lista de ingedientes, tiveram que registar quais os que faziam parte da recieita, os que foram referidos por si, bem como os que não foram mencionados.
Apresentei novamente em PowerPoint, mas desta vez o modo de preparação do bolo de ananás. Os alunos assinalaram as afirmações verdadeiras de acordo com o sentido do texto e seleccionaram as acções que se referiam à confecção do bolo de ananás.
Assinalaram as afirmações verdadeiras de acordo com o sentido do texto e selecionaram as acções que se referiam à confecção do bolo.
Também fizemos o jogo do "Cozinheiro Distraído". Os alunos foram desafiados a ajudarem um cozinheiro muito distraído que baralhou duas receitas e agora não sabe como fazer o bolo.
Selecionaram de uma lista de ingredientes aqueles que pertenciam que pertenciam à receita do bolo de ananás.
Reescreveram as receitas do bolo de ananás e dos lombinhos grelhados.
Olá professora gostei muito desta escola. Beijinhos.
ResponderEliminarOlá professora;
ResponderEliminarNeste dia só falámos de receitas e eu de dieta por causa de estar no hospital.
A professora ainda brincou comigo por causa disto. Lembra-se'
Mas eu gostei da escola.
Beijinho.
Ruben