domingo, 6 de junho de 2010

Relato colectivo

Com os materias em cartão (rolo de papel higiénico, caixas de cerais e de ovos) recolhidos nas restantes escolas do Agrupamento fizemos uma árvore reciclada com a ajuda de uma encarregada de educação.
A senhora começou por explicar aos alunos o que iriam fazer.



A actividade foi decorrendo e os alunos foram preenchendo um esquema para posteriormente utilizarem na elaboração do relato escrito.




A actividade foi-se desenvolvendo.



As nossas árvores já prontas!


 Os alunos do 2º e 4º anos foram participando na actividade e preenchendo o esquema.






Os alunos do 2º Ano  a partir do esquema desenharam e fizeram a legenda da actividade.


Depois foi só escrever o texto. Ficou assim!


Os alunos do 4º ano a partir do esquema fizeram em rascunho o relato escrito da actividade.



Tiveram que fazer a auto correcção com a ajuda de uma grelha.



No final foi feita a análise colectiva do relato. E houve a reescrita!








quarta-feira, 2 de junho de 2010

Escrita colectiva de uma carta


Os alunos escreveram uma carta para enviarmos aos colegas das outras escolas do Agrupamento. Esta ideia surgiu no seguimento de uma aula de Expressão Plástica para a qual teríamos de ter alguns materiais recicláveis, ficou decidido que seria pedida a colaboração dos colegas para a recolha dos mesmos.



A carta.



Videoconferência com a E. B. 1/JI da Bobadela

Também fizemos aulas de videoconferência com a E. B. 1/JI da Bobadela.
Esta aula foi sobre o 25 de Abril de 1974. Foi lida e trabalhada a Fábula dos Feijoões Cinzentos e no final as duas turmas escreveram colectivamente um texto sobre o dia 25 de Abril.

Projectei em PowerPoint a Fábula dos Cinzentos.




Durante a aula de videoconferência.




O texto colectivo.



terça-feira, 1 de junho de 2010

Texto Instrucional - 2º Ano




Com os alunos do 2º Ano foi trabalhado o texto instrucional tendo por objectivo a construção de um marcador de livros por encaixe.
Li o texto instrucional.


Os alunos, após a leitura do texto desenharam e legendaram quais os materias necessários para a realização dos marcadores.



A ficha de trabalho após estar concluída.



Também tiveram que ordenar frases, previamente escritas em cartolina por mim e ordená-las de acordo com as instruções do texto.



E finalmente! O nosso marcador de livros por encaixe.



Texto Instrucional - 4º Ano


«Os textos instrucionais fazem parte da vida quotidiana. Em muitos casos, a informação de que necessitamos encontra-se formatada em esquemas, diagramas, gráficos e tabelas, acompanhados de pequenos textos ou simplesmente de frases ou palavras em funções explicativas»

A actividade foi desenvolvida em contexto de sala de aula com alunos do 4º Ano de Escolaridade.
Foi tabalhado um texto de uma receita culinária de um bolo de ananás.
                                                                        
                                                                           A receita


Este texto foi previamente recortado em três undidades: título, ingredientes e instruções e passado no computador em PowerPoint.



Inicialmente os alunos preencheram uma ficha de trabalho, na qual tinham de dizer quais os ingredientes que achavam ser necessários para a confecção de um bolo de ananás e após a apresentação do PowerPoint da lista de ingedientes, tiveram que registar quais os que faziam parte da recieita, os que foram referidos por si, bem como os que não foram mencionados.


Apresentei novamente em PowerPoint, mas desta vez o modo de preparação do bolo de ananás. Os alunos assinalaram as afirmações verdadeiras de acordo com o sentido do texto e seleccionaram as acções que se referiam à confecção do bolo de ananás.


Assinalaram as afirmações verdadeiras de acordo com o sentido do texto e selecionaram as acções que se referiam à confecção do bolo.



Também fizemos o jogo do "Cozinheiro Distraído". Os alunos foram desafiados a ajudarem um cozinheiro muito distraído que baralhou duas receitas e agora não sabe como fazer o bolo.


Selecionaram de uma lista de ingredientes aqueles que pertenciam que pertenciam à receita do bolo de ananás.



Reescreveram as receitas do bolo de ananás e dos lombinhos grelhados.














segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais Grufalão 2º Ano

A actividade desenvolveu-se num quarto em que o aluno se encontrava em isolamento.

Após a leitura do livro o Grufalão, o aluno foi convidado a descobrir quais as principais características do Grufalão e a colar as palavras correspondentes numa cartolina onde se encontra a respectiva imagem.







Em seguida realizou uma ficha de trabalho, na qual tinha que escolher as características de um SER imaginado por si e de acordo com as opções escolhidas verificar quais as principais diferenças entre o “Grufalão” do livro e aquele que foi imaginado.